Ao fazer uma compra, o packaging é o primeiro contacto físico que um cliente tem com o produto. É por isso a primeira oportunidade de uma marca para deixar uma boa impressão nos consumidores.
O packaging pode ter os mais variados propósitos. Desde chamar a atenção nas prateleiras de uma loja, evidenciar algumas características do produto, incorporar comunicação da marca ou instruções de utilização do produto ou até dar um uso secundário ao próprio packaging. Nos Estados Unidos, a Pizza Hut lançou uma edição das suas caixas que poderiam ser utilizadas como um projector para se ver filmes ou a HangerPak, um trabalho académico, que concebeu um packaging para t-shirts em que a própria caixa se transforma num cabide.
Este tipo de soluções em que o packaging tem um uso para além da embalagem aumenta o tempo de exposição da marca com o consumidor e proporciona a que o consumidor crie uma ligação diferente com a mesma pois estará a utilizar um elemento da marca de uma maneira diferente daquela que esperaria e que, normalmente, não teria outro uso para além de acondicionar o produto.
Apostar num packaging diferente poderá ter uma grande relevância, especialmente em produtos vendidos em grandes superfícies comerciais, onde o consumidor é “bombardeado” com os mais variados estímulos visuais e sensoriais e ter um packaging que chame a atenção logo a partir da prateleira poderá ser a diferença entre o produto ser escolhido ou não.
O packaging é, claramente, um dos maiores veículos de venda de qualquer produto e deve ser algo que acompanhe toda a comunicação e identidade da marca/ produto e deve obter tanta atenção como qualquer outro material de comunicação.